As seguintes descrições dos poderes e propriedades das várias madeiras de varinha foram tomadas à partir anotações feitas, ao longo de uma longa carreira, pelo Sr. Garrick Olivaras, considerado o melhor em fazedor de varinhas do mundo. Como será visto, o Sr. Olivaras acredita que a madeira da varinha tem poderes quase humanos em percepção e preferências.
Sr. Olivaras apresenta suas notas sobre as madeiras de varinha assim:
- Citação :
- Cada varinha é única e para isso depende de sua árvore especial e também mágica criatura da qual deriva suas cernes.
Além disso, cada varinha, a partir do momento em que encontra o seu proprietário ideal, vai começar a aprender e ensinar seu parceiro humano. Portanto, o que vem a seguir deve ser visto como notas gerais sobre cada um dos tipos de madeira que eu gosto mais de trabalhar, e não deve ser tomado para descrever qualquer varinha de maneira individual.
Apenas uma minoria de árvores produzirem madeira de qualidade para varinhas (assim como uma minoria de seres humanos podem produzir magia). Levam-se anos para descobrir quais tem o dom, embora o trabalho é feito mais fácil se Tronquilhos são encontrados no assentamento de folhas, já que eles nunca habitam árvores mundanas. As seguintes notas sobre madeiras devem ser considerado muito mais como um ponto de partida, pois este é o estudo de uma vida, e eu continuo a aprender com cada varinha que eu faço e combino.
AbetoMeu admirável avô, Gerbold Octavius Ollivander, sempre chamou as varinhas desta madeira como 'o sobrevivente da varinha', porque ele tinha vendido a três magos que posteriormente passaram por perigos mortais. Não há dúvidas de que esta madeira, vinda de umas das mais resistente árvores, produz varinhas que exigem poder de permanência e força em propósito de seus verdadeiros donos, e que elas são ferramentas pobres nas mãos do mutável e indeciso. Varinhas Abeto são particularmente adequados para transfiguração, e favorecem proprietários concentrados, fortes de espírito e, ocasionalmente, com um comportamento intimidante.
AbrunheiroA Abrunheiro, que é uma madeira muito incomum, tem a reputação, a meu ver bem merecido, de ser mais adequada para um guerreiro. Isso não significa necessariamente que as seus proprietários pratiquem as Artes das Trevas (embora seja inegável que aqueles que o fazer poderá desfrutar da prodigiosa energia da varinha de Abrunheiro); encontra-se varinhas de Abrunheiro entre os Aurores, bem como entre os habitantes de Azkaban. Uma característica curiosa do Abrunheiro é que ela ostenta maus espinhos, mas que produz os mais doces frutos após a mais difícil das geadas, e as varinhas feitas a partir desta madeira parecem ter necessidade de passar por perigo ou dificuldades com os seus proprietários, para se tornarem verdadeiramente unidos. Dada essa condição, a varinha de abrunheiro se tornará tão leal e fiel como poderia se desejar de um servo.
AcaciaUma madeira para varinhas bastante não-usual, que cria varinhas complicadas, que muitas vezes se recusam a produzir magia para qualquer um que não seja seu dono, e que também guarda seus melhores efeitos apenas para aqueles mais talentosos. Essa sensibilidade da varinha faz com que essa madeira seja difícil de ser colocada, e portanto eu mantenho um pequeno estoque de varinhas com ela, para os bruxos e bruxas com sutileza suficiente, já que Acácia não é adequada para o que é comumente conhecido como mágica "bate-e-cheira-". Quando colocada com o bruxo certo, uma varinha de acácia pode alcançar qualquer poder, embora muitas vezes ela seja subestimada por causa do seu temperamento peculiar.
AmieiroA Amieiro é uma madeira firme, mas descobri recentemente que seu proprietário ideal não é teimoso nem muito obstinado, mas muito útil, atencioso e mais simpático. Considerando que madeiras de varinha buscam similaridade nos cernes que servirá melhor, Amieiro é incomum em parecer desejar uma natureza que é, se não exatamente o oposto da própria, então certamente faz um tipo muito diferente. Quando uma varinha Alunus é bem escolhida, torna-se uma companheira magnífica e leal. De todos os tipos varinha, Amieiro é mais adequada aos feitiços não-verbais, sua reputação é de ser adequada apenas para bruxos e bruxas mais avançados.
AveleiraUma varinha sensível, a Aveleira muitas vezes reflete o estado emocional de seu dono, e funciona melhor com um mestre que entende e pode gerenciar seus próprios sentimentos. Outros devem ser muito cuidadosos ao lidar com uma varinha de Aveleira, principalmente se o seu dono recentemente perdeu o controle de seus temperamentos, ou sofreu uma grande decepção, porque a varinha irá absorver essa energia e descarregá-lo de forma imprevisível. O aspecto positivo de uma varinha de Aveleira é mais uma recompensa para tais desconfortos menores, no entanto, ela é capaz de circular a magia em mãos hábeis, e é tão devota ao seu dono que muitas vezes 'murcha' (que é dizer, expele toda a sua magia e se recusa a funcionar, necessitando muitas vezes da extração do núcleo e a inserção em uma outro corpo, se o varinha ainda é necessária) no final da vida de seu mestre (se o núcleo é o pêlo de unicórnio, no entanto, não há esperança; a varinha quase certamente terá "morrido"). Varinhas Aveleiras também têm a capacidade única de detectar água subterrânea, e irá emitir uma baforada de fumaça em formato de lágrima prateada se passar por nascentes e poços escondidos.
AzevinhoAzevinho é um dos tipos de madeira para varinhas mais raro; tradicionalmente conhecido como protetor, funciona melhor para aqueles que podem precisar de ajuda para superar uma tendência à raiva e à impetuosidade. Ao mesmo tempo, varinhas de Azevinho quase sempre escolhem donos que são engajados com alguma busca perigosa e, muitas vezes, espiritual. Azevinho é uma daquelas madeiras que varia dramaticamente sua performance de acordo com a cerne da varinha, e é uma madeira notoriamente difícil de se dar bem com pena de fênix, já que a volatilidade da madeira é estranhamente conflitante com o desapego da fênix. No evento incomum dessa combinação encontrar seu dono, no entanto, nada nem ninguém deve ficar em seu caminho.
BordoMuitas vezes constatei que aqueles escolhidos por uma varinha de Bordo são viajantes e exploradores da natureza, não são dona-de-casa, e preferem bruxos e bruxas ambiciosos, caso contrário, a sua magia cresce pesada e sem brilho. Novos desafios e mudanças regulares de cena fazem esta varinha, literalmente, brilhar, polimendo-se à medida que cresce com o seu parceiro, na capacidade e no status. Esta é uma madeira bonita e desejável, a varinha de Bordo de qualidade tem sido uma das mais caras por séculos. Possuir uma varinha de Bordo tem sido uma marca de status, por causa de sua reputação como a varinha de grandes empreendedores.
CárpioMinha própria varinha é feita de Cárpio, e assim é com toda a modéstia que eu afirmo que a Cárpio seleciona seu companheiro de vida, a bruxa ou bruxo talentoso e com uma paixão única e pura, que alguns podem chamada obsessão (embora eu prefira o termo "visão"), que quase sempre será realizado. Varinhas Cárpio se adaptam mais rapidamente do que qualquer outra ao estilo de magia do seu proprietário, e vai se tornar personalizada tão rapidamente, que as outras pessoas vão achá-los extremamente difícil de usar até para os feitiços mais simples. Varinhas Cárpio também absorvem o código de honra do seu proprietário, o que quer que seja, e se recusam a realizar atos - seja para o bem ou para o mal - que não concordem com os princípios de seu mestre. Uma varinha particularmente afinada e sensível.
Carvalho InglêsUma varinha para tempos bons e ruins, essa é uma amiga tão leal quanto o bruxo merecer. Varinhas de Carvalho inglês exigem parceiros de força, coragem e fidelidade. Um pouco menos conhecida é a propensão dos proprietários de Carvalho inglês de ter uma poderosa intuição, e, muitas vezes, uma afinidade com a magia do mundo natural, com as criaturas e plantas que são necessárias para o mundo bruxo tanto pela magia quanto pelo prazer. O Carvalho Inglês é chamado de Rei da Floresta do solticio de inverno até o solsticio de verão, e sua madeira deve ser colhida apenas nessa época ('Azevinho se torna rei quando os dias voltam a encurtar, e por isso a árvore só deverá ser recolhida na curta época do ano.' Essa provavelmente é a base para o ditado 'Quando a varinha dele é de Carvalho e a dela é de Azevinho, se misturarem é besteira, o qual eu penso ser infundado) É dito que a varinha de Merlin era de Carvalho Inglês (embora seu túmulo nunca tenha sido encontrado, então isso não pode ser provado).
Carvalho VermelhoVocê vai ouvir muitas vezes o ignorante dizer que o Carvalho vermelho é um sinal infalível do temperamento quente de seu dono. De fato, o verdadeiro dono de uma varinha de Carvalho vermelho possuí reações extraordinariamente rápidas, o que a torna uma perfeita varinha de combate. Menos comum do que o Carvalho Inglês, eu descobri que seu mestre ideal é uma luz brilhante, de raciocínio rápido e adaptável, muitas vezes é o criador característico, com feitiços feitos por ele mesmo, e um bom homem ou mulher para ter ao lado um em uma briga. As varinhas de Carvalho vermelho estão, na minha opinião, entre as mais bonitas.
CastanheiraEsta é madeira mais curiosamene multi-facetada, que varia muito em seu caráter de acordo com o núcleo varinha, e possui uma grande quantidade de cores a partir da personalidade de quem a possui. A varinha de castanheira é atraída para bruxas e bruxos que são hábeis domadores de animais mágicos, aqueles que possuem grandes dons na aula de Herbologia, e aqueles que são aviadores naturais. No entanto, quando emparelhado com a corda de coração de dragão, pode encontrar seu melhor dono entre aqueles que são excessivamente afeiçoado de luxo e coisas materiais, e menos escrupuloso do que deve ser sobre como eles são obtidos. Por outro lado, três pessoas da Suprema Corte dos Bruxos possuiam varinhas castanheiras com cerne de pêlo de unicórnio, para esta combinação mostra-se uma predileção para aqueles preocupados com todo o tipo de justiça.
CedroSempre que eu encontro alguém que possui uma varinha de cedro, eu encontro nessa pessoa caráter forte e lealdade incomum. Meu pai, Gervaise Olivaras, costumava sempre dizer 'você nunca enganará o dono de cedro', e eu concordo: a varinha de cedro encontra seu lar perfeito onde existe perspicácia e percepção. Eu iria ainda mais longe que meu pai, no entanto, em dizer que nunca encontrei um dono de uma varinha de cedro ao qual eu me atreveria a cruzar o caminho, especialmente se algum mal for feito àqueles que ele ama. O bruxo que for bem colocado com cedo carrega o potencial de ser um adversário assustador, que geralmente choca aos que não pensaram antes de desafiá-los.
CerejeiraEssa madeira muito rara cria uma varinha de poder estranho é muito valorizada pelos estudantes de magia da escola Mahoutokoro, no Japão, onde os que possuem varinhas de cerejeira possuem um prestígio especial. Os compradores ocidentais de varinhas devem tirar de suas mentes qualquer idéia de que a árvore viva de flor rosa faz uma varinha frívola ou meramente ornamental, já que a madeira da cerejeira normalmente faz uma varinha que possui poder realmente letal, qualquer que seja sua cerne, mas quando combinada com corda de coração de dragão, a varinha nunca deverá ser unida com um bruxo com auto-controle excepcional e força de espírito.
Choupo"Se você procura integridade, procure pelos Choupos" este era um ditado do meu avô, Gerbold Ollivander, e minha própria experiência com de varinhas de Choupo e seus proprietários coincide com o que ele dizia. Aqui está uma varinha para confiar, de força, consistência e poder uniforme, é sempre mais feliz quando trabalha com uma bruxa ou bruxo de visão moral clara. Há uma velha anedota entre os menores fabricantes de varinha que nenhuma varinha de Choupo já escolheu um político, aqui eles mostram sua lamentável ignorância: dois dos melhores ministros do Ministério da Magia, Diggory Eldritch e Evangeline Orpington, eram possuidores de Choupa, varinhas de Choupo feitas por Ollivander.
Choupo-tremedorUma madeira de qualidade para varinhas, branca, de grão-fino e altamente valorizada por todos os fabricantes de varinha por sua semelhança ao marfim e nela é feito um charmoso trabalho. O bom dono da varinha Choupo-tremedor é muitas vezes um grande duelista, ou destinado a o ser, a varinha Choupo-tremedor é uma daquelas particularmente adequadas para a magia marcial. Um infame clube de duelos secreto do século XVIII, que se chamava "A lança de prata", teve fama de admitir apenas aqueles que possuíam varinhas Choupo-tremedor. Na minha experiência, um proprietário da varinha Choupo-tremedor são geralmente de mente forte e determinado, é provavelmente atraído por ingadações e novas ordens, é uma varinha para revolucionários.
CipestreVarinhas de cipestre são associadas com nobreza. O grande fabricante medieval de varinhas, Geraint Olivaras, escreveu que ele sempre se sentia honrado ao achar um dono para a varinha de cipestre, já que assim ele sabia que estava conhecendo um bruxo que teria uma morte heróica. Felizmente, nesses tempos com menos sede de sangue, os donos de Cipestre raramente são convidados para sua morte, embora sem dúvida alguma muitos iriam caso fosse necessário. Varinhas de cipestre encontram sua alma-gêmea entre os bravos, os corajosos e os que se sacrificariam: aqueles que não tem medo de confrontar as sombras na própria natureza e na dos outros.
CornusCornus é uma das minhas madeiras preferidas, e eu descobri que casar uma varinha de cornus com seu dono ideal sempre é divertido. Varinhas de cornus são peculiares e travessas, possuem uma natureza brincalhona e insistem em ter parceiros que possam fornecer-lhes uma margem de excitação e diversão. Mas seria bastante errado, entretando, deduzir disso que varinhas de Cornus não são capazes de mágicas sérias quando precisam fazê-las: elas são conhecidas por realizarem excelentes feitiços sob condições difíceis, e quando combinadas com um bruxo devidamente inteligente e engenhoso, pode produzir encantamentos deslumbrantes. Um ponto fraco interessante da Cornus é que elas geralmente se recusam a praticar feitiços não-verbais e que na verdade são bastante barulhentas.
ÉbanoEsta madeira tem uma aparência e uma reputação impressionante, sendo altamente adequada a todas as formas de magia de combate e transfiguração. A Ébano será feliz na mão das pessoas com coragem de ser elas mesmas. Freqüentemente não-conformista, altamente individual ou confortável em ser solitário, proprietários da varinha de Ébano foram encontradas tanto entre os membros da Ordem dos Phoenix quanto entre os Comensais da Morte. Na minha experiência o par perfeito da varinha de ébano é aquele que vai apegar-se as suas crenças, não importa a pressão externa, e não se deixará influenciar até sua finalidade.
EscalheiroO fabricante de varinhas Gregorovitch escreveu que Escalheiro 'faz uma varinha estranha e contraditória, tão cheia de paradoxos quanto a árvore que lhe dá vida, a qual as folhas e flores curam, mas que seus ramos cheiram à morte'. Enquanto eu discordo com várias conclusões de Gregorovitch, nós concordamos sobre as varinhas de Escalheiro, que são complexas e intrigantes por natureza, assim como os melhores donos para elas. Varinhas de Escalheiro podem ser particularmente adequadas para feitiços de cura, mas também se adequam a maldições e eu notei que geralmente varinhas dessa madeira parecem se adequar mais com uma natureza conflituosa, ou com um bruxo que esteja passando por um período de turbulência. Escalheiro não é facilmente dominado, mas, eu só consideraria colocar essa varinha nas mãos de um bruxo de talento comprovado, ou as consequencias poderiam ser perigosas. Varinhas de Escalheiro possem uma peculiariedade notável: seus feitiços podem, quando mal feitos, voltar contra o dono.
FaiaO verdadeiro dono de uma varinha Faia será, se jovem, mais sábio que as pessoas de sua idade, e se adulto, rico em conhecimento e experiência. As varinhas Faia tem um desempenho muito fraco para o pobre de espírito e os intolerantes. Tais bruxos e bruxas, tendo obtido uma varinha de Faia indevidamente (é muito cobiçanda, a mais desejada, ricamente colorida e altamente valorizada varinha de madeira), muitas vezes se apresentavam nas casas dos fabricantes de varinha como eu, querendo saber o motivo da falta de poder da sua bela varinha. Quando devidamente combinados, a varinha de Faia é capaz de uma sutileza e arte raramente visto em qualquer outra madeira, daí a sua reputação brilhante.
FigueiraA Figueira faz uma varinha indagadora, ávidas por novas experiências e perdem o brilho se envolvidas em atividades mundanas. Uma peculiaridade dessas belas varinhas é que elas podem queimar se a deixarem 'entediadas', e muitas bruxas e bruxos quando chegam na meia-idade, ficam desconcertados ao encontrarem suas fiéis varinhas explodindo em chamas na sua mão como eles pedem que, mais uma vez, ela traga seus chinelos. Como pode ser deduzido, o proprietário ideal da Figueira é curioso, vital e aventureiro, e quando combinadas com esse proprietário, demonstra uma capacidade de aprender e adaptar-se e ganha-se um legítimo lugar entre o mundo das madeiras de varinhas mais apreciadas.
FreixoA varinha de freixo se funde ao seu mestre verdadeiro e não deve ser tirada de seu dono original, já que com isso a varinha perderá poder e habilidade. Essa têndencia é extrema se a cerne da varinha for de unicórnio. Antigas superstições sobre varinhas raramente merecem um exame mais profundo, mas eu acho que uma antiga rima sobre varinhas de tramazeira, castanheira, freixo e aveleira (tramazeira faz fofoca, castanheira é tediosa, freixo é teimoso e aveleira reclama) contém um pouco de verdade. Os bruxos e bruxas que se dão melhor com varinhas de freixo não são, na minha experiência, ligeiravemente desviados de suas crenças e propósitos. De todo modo, o bruxo impetuoso ou super-confiante que geralmente insiste em testar varinhas dessa madeira de pretígio, ficará desapontado com seus efeitos. O dono ideal pode ser teimoso, e com certeza será corajoso, mas nunca será grosseiro ou arrogante.
ImbuiaDiz-se que uma varinha de Imbuia não pode realizar um ato desonroso, embora, em busca da glória (a não meta incomum para os melhores adaptados a estas varinhas), tenho conhecidos que possuem varinhas de Imbuia e executam magias poderosas e muitas vezes letais. Varinhas Imbuia são chamados às vezes inconstantes, mas isso é injusto. A Imbuia parece ser incapaz de tolerar a preguiça em seu possuidor, e estas condições a fazem se afastarem dele de bom grado. Caso contrário, ela vai unir-se alegremente em sua primeira e eterna combinação, e há também o atributo incomum e envolvente de emissão de um raio que atinge o bruxa ou bruxo que tenta roubá-la.
LariçoForte, durável e com cores quentes, Lariço tem sido por muito tempo valorizado como uma varinha atraente e poderosa. Sua reputação de incutir coragem e confiança no seu usuário fez com que sua demanda sempre supere seu fornecimento. Essa varinha muito procurada é, no entanto, difícil de ser agradada quanto ao dono ideal, e mais dificil de se manusear que muitos imaginam. Eu penso que essa madeira sempre cria varinhas de talentos escondidos e efeitos inesperados, o que descreve também o mestre que a merece. Também é comum o caso de que o bruxo que pertence a uma varinha de lariço nunca perceba a extensão completa de seus talentos até o momento em que se encontra com a varinha, mas eles farão a partir de então uma dupla excepcional.
MacieiraVarinhas de macieiras não são fabricadas em grandes números. Elas são poderosas e se adequam melhor a um dono de objetivos grandes e com ideologias, já que essa madeira não se mistura direito com Artes Das Trevas. É dito que um dono de varinha de macieira será bem amado e terá a vida longa, e eu percebi que clientes com um grande charme pessoal encontram sua combinação perfeita numa varinha de macieira. Uma habilidade não-usual de conversar com outros seres mágicos em suas línguas nativas é muitas vezes encontrado nos donos da varinha com essa madeira, que inclue o célebre autor de Sereianos: Um guia completo para sua língua e costumes, Dylan Marwood.
NogueiraPara se descobrir bruxas e bruxos altamente inteligentes deveria ser oferecido a eles uma varinha de nogueira para julgamento em primeiro lugar, porque, nove em dez casos, os dois vão se encontrar como companheiros ideais. Varinhas de Nogueira são freqüentemente encontrados nas mãos de mágicos inovadores e inventores, é uma madeira bonita e dotado de versatilidade e adaptabilidade inusitadas. Uma nota de cautela, no entanto: enquanto algumas madeiras são difíceis de dominar, e pode resistir ao desempenho de magias que são estranhas à sua natureza, a varinha de nogueira, uma vez subjugada, realizará qualquer tarefa desejada por seu dono, desde que o usuário seja brilhante o suficiente. Isto faz uma arma verdadeiramente letal nas mãos de um bruxo ou bruxa sem consciência, para a varinha e o bruxo pode funcionar de maneira bastante não-saudável.
Nogueira NegraMenos comum que a varinha de nogueira regular, a varinha de nogueira negra procura um mestre com bons e poderosos instintos. Nogueira Negra é uma madeira muito bonita, mas não a mais fácil de se dominar. Tem uma conhecida peculiaridade: está sempre com uma sintonia anormal com os conflitos internos, e perde seu poder dramaticamente caso seu dono tente se enganar de qualquer modo. Se o bruxo não for capaz ou não quiser ser honesto consigo mesmo ou com os outros, a varinha muitas vezes falhará, não funcionando de forma adequada e deverá então encontrar um dono para que recupere suas proezas anteriores. Quando unida a um dono sincero e ciente, no entanto, se torna uma das varinhas mais leais e impressionantes de todas, com um toque especial em todos os tipos de feitiços.
OlmoA crença infundada de que apenas puro-sangues podem produzir magia de uma varinha Olmo começou, sem dúvida, por algum proprietário dessa varinha tentando provar as credenciais do próprio sangue, pois tenho conhecimento combinações perfeitas da varinha Olmo com nascidos trouxas. A verdade é que as Olmo preferem os proprietários com presença mágica e uma certa dignidade nativa. De todas as madeiras de varinha, a Olmo é, na minha experiência, a que produz o menor número de acidentes, os menores erros, os encantos e magias mais elegantes, estas são varinhas sofisticados, capazes de uma magia altamente avançada na mão certa (tornando altamente desejável para aqueles que defendem a filosofia do puro-sangue).
ParreiraOs druidas considevam qualquer coisa com um caule lenhoso uma árvore, e a Parreira faz bastões de uma natureza tão especial que eu tenho felicidade em continuar a sua antiga tradição. Varinhas de Parreira estão entre os tipos menos comuns, e eu tenho ficado intrigado em notar que seus proprietários são quase sempre aquelas bruxas ou bruxos que buscam um propósito maior, que têm uma visão além do normal e que muitas vezes surpreendem aqueles que pensam conhecê-los bem. Varinhas de Parreira parecem ser fortemente atraídas por personalidades com profundidades ocultas, e eu os acho mais sensíveis do que qualquer outra quando se trata de detectar uma forte ligação. Fontes fidedignas afirmam que essas varinhas podem emitir efeitos mágicos só com a mera entrada de seu proprietário adequado, e eu tenho observado o fenômeno acontecer em minha própria loja.
PereiraEsta madeira de tons dourados produz varinhas de poder mágico esplêndido, que dá o seu melhor nas mãos dos de coração quente, dos generosos e dos sábios. Possuidores de varinhas de Pereira são, na minha experiência, geralmente popularem e bem respeitados. Eu não sei de nenhum exemplo onde uma varinha de Pereira foi descoberta na posse de uma bruxa ou bruxo das Trevas. Varinhas de Pereira estão entre as mais resistentes, e muitas vezes observei que eles ainda podem apresentar um aspecto notável de beleza, mesmo depois de muitos anos de difícil uso.
PiceaFabricantes de varinha não qualificados chamam a Picea de uma madeira difícil, mas ao fazê-lo, revelam sua própria incapacidade. É bem verdade que requer uma destreza especial para trabalhar com a Picea, que produz varinhas que ao serem mal combinados, tornar-se positivamente perigosas em uma mão desajeitada. A varinha de Picea exige uma mão firme, porque muitas vezes parece ter suas próprias idéias sobre que magia deveria ser produzida. No entanto, quando uma varinha de Picea encontra seu par - o que, na minha experiência, é um ousado feiticeiro com um bom senso de humor - ela se torna uma excelente ajudante, intensamente leal a seus proprietários e capaz de produzir efeitos particularmente extravagantes e dramáticos.
PinheiroA varinha de Pinheiro escolhe sempre um mestre independente, que pode ser reconhecido como solitário, intrigante e misterioso. Varinhas de Pinheiro gostam de ser usadas de forma criativa, e ao contrário de alguns outros, vai se adaptar sem protestar a novos métodos de magias. Fabricantes de varinha insistem que a varinha de Pinheiro são capazes de detectar e realizar o melhor para o proprietário, que está destinado a vida longa, e eu posso confirmar isso por nunca ter conhecido um mestre de uma varinha de Pinheiro que tenha morrido jovem. A varinha de Pinheiro é uma daqueles que é mais sensível aos feitiços não-verbais.
SabugueiroA madeira de varinha mais rara de toda, e com reputação de ser extremamente sem sorte, a varinha de Sabugueiro é a mais difícil de ser domada. Possui magia poderosa, mas se recusa a ficar com qualquer proprietário que não seja superior a si; é preciso um bruxo notável para manter a varinha de sabugueiro por qualquer período de tempo. Uma velha superstição 'varinha de sabugueiro, nunca prosperarás', é baseada no medo dessa varinha, mas, na verdade, a superstição é infudada, e aqueles fabricantes de varinhas abobalhados que se recusam a trabalhar com sabugueiro fazem isso mais por duvidarem que conseguirão vender seu produto que pelo medo da madeira. A verdade é que apenas uma pessoa extremamente incomum encontrará seu par perfeito no Sabugueiro, e numa rara ocasião esse casal se formará, e eu tenho certeza de que o bruxo em questão está destinado a algo especial. Um fato adicional que eu notei com meus longos anos de estudo é que os donos de varinha de Sabugueiro quase sempre sentem uma afinidade poderosa por donos de varinhas de Tramazeira.
SalgueiroA varinha com madeira de salgueiro tem um incomum poder de cura, e eu tenho notado que o dono ideal para uma varinha de Salgueiro muitas vezes tem alguma insegurança (geralmente injustificada), ainda que tentem escondê-lo. Enquanto muitos clientes confiantes insistem em tentar com uma varinha de salgueiro (atraídos pela sua bela aparência e reputação, bem fundamentados com as magias não-verbais) minhas varinhas de Salgueiro têm consistentemente selecionado aqueles de maior potencial, e não aqueles que eles sentem que terá pouco a aprender. Foi sempre um provérbio na minha família que aquele que se propagará mais rápido é quem tem o Salgueiro.
SequóiaUma varinha de Sequóia de qualidade está sempre em falta, mas a demanda é constante devida à sua reputação em trazer boa fortuna ao seu dono. Como é decorrente de um estudioso de varinho, digo a verdade para as pessoas: varinhas de Sequóia não dão sorte, mas são fortemente atraídos para bruxas e bruxos que já possuem a capacidade admirável para que coisas caiam aos seus pés, para fazer a escolha certa, para arrebatar vantagem da catástrofe. A combinação de uma bruxa ou bruxo com uma varinha Sequóia é sempre intrigante, e eu geralmente espero ouvir de façanhas emocionantes quando eu mando esta varinha especial para fora da minha oficina.
TeixoVarinhas de Teixo estão entre os tipos mais raros, e seus donos perfeitos são ainda mais incomuns, e, ocasionalmente, notórios. A varinha de Teixo tem a fama de dotar o seu possuidor com o poder da vida e da morte, o que pode, é claro, ser dito de todos as varinhas, a varinha de Teixo tem ainda uma reputação particularmente escura e temível no âmbito dos duelos e em todas as maldições. No entanto, é errado dizer (como os iletrados em estudo de varinhas muitas vezes o fazem) que aqueles que usam varinhas de Teixo são mais propensos a serem atraídos para as Artes das Trevas que os outros. A bruxa ou bruxo mais adequado para uma varinha de Teixo pode igualmente revelar-se um feroz protetor dos outros. Varinhas talhadas destas árvores tem uma longa duração e foram encontradas na posse de heróis tantas vezes como na de vilões. Quando um bruxo é enterrado com uma varinha de Teixo, dela geralmente brota uma árvore que se torna guardiã de seu dono morto. O que é certo, na minha experiência, é que nunca a varinha de Teixo ou um medíocre ou um proprietário tímido.
TiliaEsta madeira incomum e atraente esteve muito em voga no século XIX. A demanda ultrapassou a oferta, e fabricantes de varinha sem escrúpulos chegaram a tingir outras madeiras em um esforço precário para enganar os compradores e fazê-los acreditar que tinham comprado Tilia. As razões para estas varinhas serem tão desejadas não é só por sua boa aparência, mas também porque tinha uma reputação de terem melhor desempenho para os videntes e aqueles especializados em Legilimência, ambas artes misteriosas, o que conseqüentemente deu ao possuidor de uma varinha de Tilia um status considerável. Quando a demanda estava no auge, o fabricante de varinhas Arturo Cephalopos alegou que a associação entre a Tilia e clarividência era "uma mentira divulgada por comerciantes como Gerbold Ollivander (meu avô), que abarrotou suas oficinas com a Tilia com a esperança de mudar de seus excedentes. Mas Cephalopos foi um fabricante de varinhas desleixado e um ignorante, e ninguém, vidente ou não, ficou surpreso quando ele saiu do negócio.
TramazeiraA madeira de Tramazeira sempre foi muito favorecida para varinhas, porque ela tem fama de serem mais protecionistas do que qualquer outra, e na minha experiência torna todos os tipos de feitiços de defesa especialmente fortes e difíceis de quebrar. É comum dizer que nenhuma bruxa ou bruxo das Trevas já possuía uma varinha Tramazeira, e eu não consigo lembrar de uma único caso em que uma das minhas varinhas Tramazeira passou a fazer o mal no mundo. Tramazeira é mais feliz colocada com o lúcido e os puros de coração, mas essa reputação de virtude não deve enganar ninguém - essas varinhas são iguais à todas as outras, muitas vezes a melhor e, freqüentemente, boas na realização de duelos.